terça-feira, 23 de setembro de 2008

SOBREVIVÊNCIAS MODERNAS DA PROEZA

SOBREVIVÊNCIAS MODERNAS DA PROEZA

A classe ociosa mais vive pela comunidade industrial do que nela.A admissão à classe é obtida pelo exercício das aptidões pecuniárias-aptidões mais aquisitivas do que utilitárias.O plano de vida da classe é em grande parte uma herança do passado e incorpora muitos dos hábitos e ideais de um período primitivo bárbaro.Por sua vez, o esquema de vida, e as convenções atuam seletivamente e mediante a educação para moldar o material humano, e sua ação se exerce principalmente para conservar os traços, hábitos e ideais de uma idade bárbara anterior – a idade da proeza e da vida predatória.Nos países da Europa civilizada, a classe ociosa é dotada desse espírito marcial em grau mais alto do que as classes médias.A guerra é honrosa, e a proeza é eminentemente honorífica. O entusiasmo guerreiro, e a índole predatória da qual é indício, prevalece em maior medida entre as classes mais altas.A única classe que poderia disputar com a classe hereditária é a classe inferior dos delinquentes.Nas comunidades mais civilizadas que atingiram um adiantado desenvolvimento industrial o espírito de agressão se tornou obsoleto entre a gente comum.Os hábitos e as aptidões da generalidade dos homens tendem para um desdobramento de atividade em outras direções menos pitorescas que a guerra.Esta diferença entre as classes é devida a uma diferença na herança de traços adquiridos nas várias classes, essa diferença de classe é visivelmente menor naqueles países onde existe maior divergência entre os elementos étnicos que compõem as diversas classes da comunidade.
O duelo é um recurso mais ou menos deliberado para uma luta como ajuste final de uma diferença de opinião.Nas comunidades civilizadas o duelo é um fenômeno normal.A instituição do duelo,como recurso para resolver disputas e sérias questões de procedência .Na primeira fase de crescimento, a criança, menino ou menina, revela menos iniciativa e auto-afirmação agressiva, e menor inclinação para se isolar e para os interesses do grupo doméstico no qual vive.Nas meninas, a transição para a fase predatória raramente se realiza no mesmo grau de perfeição atingida pela dos meninos.A transição da infância para a adolescência e a maturidade é um processo gradual e ininterrupto de mudança dos interesses pelos objetos e aptidões infantis para os objetos, funções e relações da vida adulta.No menino, o intervalo predatório é de ordinário razoavelmente marcante e dura algum tempo, mas comumente termina quando ele atinge a maturidade.O caráter da classe ociosa e da classe delinqüente revelam uma persistência na vida adulta, de características normais na infância e na juventude, e igualmente normais ou habituais, nas primitivas fases de cultura.O desenvolvimento espiritual do indivíduo chega ao fim antes que ele saia dessa fase pueril, em seu desenvolvimento espiritual, eventualmente chegam ao estado adulto passam por uma fase arcaica temporária , ao nível espiritual permanente de luta e esporte.Uma vez que interrompido este desenvolvimento espiritual pode exprimir não apenas na participação direta dos adultos,mas também indiretamente, no auxílio e instigação de tais distúrbios por parte das pessoas mais jovens.PROEZAS: São em partes simples expressões irrefletidas de uma atitude de ferocidade emulativa, em parte atividades deliberadamente iniciadas no intuito de renome de proeza.A base da inclinação para o esporte é uma constituição espiritual arcaica,essa inclinação pelos esportes marca em um grau peculiar um desenvolvimento interrompido da natureza moral do homem.As características que diferem o esporte do duelo e semelhantes perturbações da paz é a peculiaridade de admitirem que outras finalidades lhes sejam atribuídas além dos impulsos de proeza e ferocidade.Por serem uma atividade honorífica legada pela cultura predatória como a forma mais alta do ócio cotidiano, os esportes ficaram sendo a única forma de atividade ao ar livre a receber plena sanção honorífica.As regras da vida honorífica excluem do esquema de vida da classe ociosa toda atividade que não possa ser classificada de ócio conspícuo.Os esportes satisfazem a essas exigências de substancial futilidade, ao mesmo tempo com visos de propósitos fictícios.A regra da dignidade da classe ociosa é lenta e penetrante, e age mediante a eliminação seletiva de todos os modos de ação substancialmente úteis ou com propósitos definido,peculiares ao esquema de vida adotado.Os hábitos mentais do indivíduo compõem um complexo orgânico que tende para a utilidade do processo vital.Os esportes –caça, pesca, etc.proporcionam um exercício para a destreza e a ferocidade emulativa e a característica astúcia da vida predatória.A cultura conferida ao futebol dá um produto exótico de ferocidade e astúcia.O vigor físico adquirido na prática dos jogos atléticos é vantajoso tanto para o indivíduo como para a coletividade naquilo que diz respeito à utilidade econômica.A competição moderna é um processo de auto-afirmação na base daquelas características da natureza predatória do homem.A ferocidade e a astúcia são úteis para o indivíduo porque existe uma grande proporção dos mesmos traços ativamente presentes no ambiente humano ao qual ele se acha exposto.As características do homem predatório não são de modo algum obsoletas na generalidade das populações modernas. Um fato comum e familiar serve para demonstrar que o impulso predatório não prevalece no mesmo grau em todas as classes, as classes com a qual a bengala se associa na idéia popular são propriamente as dos homens da classe ociosa, as dos homens de esporte e dos delinqüentes de classe inferior, pode-se observar que as mulheres não usam bengala .Os vários elementos da natureza humana prevalecente são encarados do ponto de vista da teoria econômica, e as características até aqui discutidas são aferidas e classificadas em consideração à sua influência econômica sobre ao facilidade do processo de vida coletivo.A prolongada disciplina da proeza à qual a raça esteve sujeita na cultura predatória e quase pacífica transmitiu aos homens de hoje um temperamento que encontra satisfação naquelas expressões de ferocidade e astúcia.A maneira e a ex tensão as quais a instituição de uma classe ociosa leva à conservação dos esportes e da proeza de emulação não podem ser sucintamente expostas.A inclinação para os esportes atléticos constitui em grau mais ou menos, uma característica da classe ociosa que a partilha com os delinqüentes da classe inferior.Os hábitos mentais populares dominados em qualquer medida por esse tipo de caráter, não podem senão afetar grandemente o alcance, a direção, os padrões e os ideais da vida econômica coletiva, bem como o grau de ajustamento da vida coletiva ao ambiente.A estratégia ou a astúcia é um elemento presente em jogos, também em ações guerreiras ou na caça.O recurso á fraude, sob qualquer disfarce ou sob a proteção de qualquer legitimação pela lei ou costume, é expressão de um hábito mental estreitamente egoísta .O homem astuto, deve-se notar, não tem valor econômico para a comunidade.A ferocidade e a astúcia que compõem o temperamento predatório ou a atitude espiritual, são expressões de um hábito mental egoísta.

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