segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Educação Física Escolar: Aspectos antropológicos.

EDUCAÇÃO FÍSICA
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS

Deseja-se através deste trabalho, a apresentação de dados que tratem da educação física escolar sob a visão do estudo científico do homem tratando de assuntos que se referem à educação, a escola, e a educação física.
SEGUNDO Herskovits :
A escola é considerada como o local fora da casa familiar onde ocorre o processo de ensino e aprendizado na escola se desenvolve a educação institucionalizada.
SEGUNDO Alves citado por Mariz de Oliveira :
A escola é uma instituição tardia e restrita, ond a educação é antiga quanto o nascimento da cultura e do homem.Onde a escola não contitui um universal da cultura.
SEGUNDO Rodrigues :
A história mais antiga da educação identifica grupos que criaram instrumentos de transmissão de sua concepção de mundo a outros grupos de indivíduos. A invenção da escrita e mais tarde da imprensa rompeu definitivamente o ciclo da transmissão oral nas sociedades literárias.
SEGUNDO Lenhard citado Mariz de Oliveira :
A escola surge da socialização do homem realmente humano.
SEGUNDO Mariz de Oliveira :
Entnendem-se que competem à escola a maior parte da orientação para um saber sistematizado.
SEGUNDO Santome:
Acredita que a instituição escolar não é apenas o lugar no qual se reconstrói o conhecimento, mas é onde se realiza a reflexão crítica sobre as implicações políticas desse conhecimento, destrezas e habilidades que as pessoas usam para construir e interpretar a vida social.
SEGUNDO Porto :
Aponta que a escola assumiu a função de equalizadora de oportunidades.
SEGUNDO Keesing :
Afirma que, em toda sociedade, a criança é alvo de atividade de transmissão cultural, da educação no seu sentido mais amplo
SEGUNDO Giles :
O processo educativo é altamente informal e totalmente integrado nas atividades diárias que visam à sobrevivência do indivíduo e da tribo: alimentação, abrigo, vestuário e defesa.
SEGUNDO Aguiar :
Afirma que a educação pode existir de forma livre, sendo uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum o saber, as idéias e as crençasda sociedade, bem como o trabalho e a vida.
SEGUNDO Pestalozzi citado por Giles :
O objetivo da educação é preparar o indivíduo para o que ele deve ser na sociedade.
SEGUNDO Grignon :
A educação contribui diretamente para o reforço das características uniformes da cultura dominante e o enfraquecimento correlativo dos princípios de diversificação das culturas populares.
SEGUNDO Gadotti citado por Mariz de Oliveira :
Se fez sempre apesar da educação institucional, dos aparelhos educativos e mais vezes contra eles.
EDUCAÇÃO FÍSICA :
Culturalmente, houve uma evolução da necessidade da atividade motora do ser humano em razão das exigências dos meios de sobrevivência e de produção que antes eram voltadas para a defesa de terras, luta, caça e plantio, chegando à atualidade como uma forma de evitar as doenças provocadas pelo sedntarismo.
CONSIDRAÇÕES FINAIS :As funções da escola são desempenhadas por diversos profissionais, dentre eles os coordenadores pedagógicos, diretores, professores, e funcionários.O professor se destaca no contexto escolar pois, é o responsável pela realização das metas da instituição, ou seja é o seu trabalho o principal fator para que a função da escola seja cumprida. A atuação deste profissional abrange dois aspectos propostos pela escola :educar etransmitir conhecimentos aos alunos.

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